15 meses | Revista O Meu Bebé

15 meses

15 meses

Portada15

X BEM-ESTAR X

Não come tanto como antes

Uma das questões que mais se fazem ao pediatra é relativa a falta de apetite do bebé, depois de fazer um ano de vida. O que há por trás desta falta de apetite?

PAPILLA_6364880_M

> Después de 15 meses, cuase todas as crianças começam a comer menos. Até aí, precisavam de se alimentar para crescer, para engordar e para acabarem de se formar. No entranto, a partir desta idade, as crianças só precisaam de comer para crescer, para engordar e para armazenarem a energia necessária que é consumida nas suas atividades diárias.

> A quantidade de alimento que devem ingerir é nitidamente inferior à que precisavam até esta idade. A criança já não cresce nem aumenta de peso na proporção em que o fazia durante una fase da amamentação; agora, tudo vai mais devagar, e isso nota-se.

+ Ler mais

papilla-no-quiere-comer_84038545

COMO ATUAR
> É fundamental que as famílias estejam cientes deste facto
para evitar angústias e, pior ainda, uma má educação alimentar, que possa fazer com que, num futuro não muito distante, o problema da anorexia se prolongue indefinidamente.

> Apesar disso, nem todas as crianças que revelam esta atitude face à comida são indubitavelmente saudáveis. As crianças que comem pouco podem dividir-se em dois grandes grupos: as que não comem porque “não lhes apetece”, e as que o fazem porque não têm fome.

> Quando uma criança não está bem perde o apetite, tal como os adultos.

enfermo_672435418

> Uma simples constipação com congestão nasal, provocada por uma infeção vírica, é o suficiente para que nos apeteça menos comer. Se isto é assim com os adultos, basta pormo-nos no lugar de um lactente ou de uma criança pequena que, já de si, têm dificuldades em conciliar a respiração nasal com a oral. Muitas vezes, o tema chave é escolher entre respirar e comer, e evidente que escolhe respirar porque comendo pouco, vai-se “andando”, mas sem respirar ninguém sobrevive…

> Também há outras doenças que provocan anorexia, não são só as infeções. Por isso, é importante que o pediatra conheça o problema. Talvez seja preciso fazer uma análise de sangue para descartar uma anemia por falta de ferro, que é uma das causas patológicas da anorexia nas crianças pré-escolares. Este tipo de anorexia não é demasiado preocupante: uma vez diagnosticada, o pediatra prescreve o tratamento indicado, e a criança voltará a comer como sempre.

X SAÚDE X

Tem lombrigas?

Se este o caso, explicamos como se da o contágio e o que pode fazer para eliminar estes desagradáveis ​​parasitas.

orinal_480434314

Quando a criança tem o rabinho irritado e sente um ardor permanente, é provável que esteja com lombrigas. Trata-se de uns desagradáveis ​​parasitas, também conhecidos por oxiúros. Vamos saber mais sobre os sintomas, causas e possíveis tratamentos. Ter lombrigas é tão antigo como o ser humano, e não se pode dizer que seja um problem erradicado ou reduzido a casos esporádicos, como a difteria, por exemplo. Pelo contrário, os oxiúros contínuam a estar na ordem do dia.

+ Ler mais

O QUE SÃO
> Aslombrigas intestinais, também chamadas de oxiúros, são umas pequenas larvas de cor branca.
São parasitas que se aninham no intestino grosso e no reto, na zona anal, entre as nádegas ou, no caso das meninas, entre os pequenos e os grandes lábios. Mais raramente, encontram-se nas fezes da criança.

> Uma vez ingeridos, os ovos abrem-se no interior do intestino e as lombrigas atingem a maturidade ao fim de 2-6 semanas. As fêmeas são de cor branca e medem cerca de um centímetro.

> Durante a noite, os oxiúros depositam os seus ovos na área à volta do ânus. O seu movimento causa um ardor intenso. A criança coça-se, fica inquieta, tem um sono agitado e acorda várias vezes durante a noite.

orinal_42493099

OS SINTOMAS
Os sintomas de infestação começam a surgir aproximadamente um mês depois do contacto. É este o tempo que o parasita precisa para chegar a adulto e para se reproduzir.

> Ardor, comichão e dermatite na zona do rabinho são os sintomas mais comuns da infestação. Estes sintomas apresentam-se, geralmente, durante a noite. Por isso a insónia, com o consequente estado de irritabilidade e nervosismo, é outro sintoma comum.

> Em consequência da infeção parasitária, a criança pode aparentar um mal-estar geral, que vai do cansaço até a falta de apetite na hora das refeições. Também pode ter febre. Além disso, as lombrigas podem fazer com que não consiga reter o xixi durante o sono, uma vez que o ardor pode evitar a criança de controlar a bexiga.

shutterstock_731364247

DIAGNÓSTICO
Para saber se o seu filho tem lombrigas, deve consultar o pediatra.

> O médico, se o achar necessário para comprovar o diagnóstico, pode prescrever o Scotch Test, um exame de laboratório bastante simples.

> Mas antes disso já podemos fazer uma primeira verificação em casa. Quando a criança se vai deitar, ou pouco depois de acordar, os pais podem procurar lombrigas no seu rabinho. Se ele estiver infetado, com uma luz intensa poderá ver as larvas saírem do organismo para depositar os seus ovos. Além disso, también pode observar as suas fezes. Se estiver infetado, os cocós do pequeno terão filamentos esbranquiçados.

chupar-dedo_73285288

O CONTÁGIO
> O contágio ocorre em ambientes coletivos.
Uma criança que já tenha contraído a doença toca num objeto e, sem se dar conta, deixa aí os ovos microscópicos que tinha debaixo das unhas, depois de se ter coçado ou de ter ido à casa de banho. Quando outra criança toca nesse mesmo objeto, recolhe os ovos. No entanto, a infestação só acontece se a criança meter como mãos (ou o objeto) na boca. Ou seja, o contágio só se dá quando os ovos são ingeridos.

orinal_90052567

COMO ELIMINAR
> Basta fazer um tratamento simples e rápido.
Trata-se de uma administração singular, por via oral, de um remédio antiparasitário. Este fármaco deve ser tomado de novo ao fim de 10-20 dias, para ter a certeza de que não nasceram novas lombrigas a partir de ovos abertos depois da primeira administração. Alguns médicos acham que se deve tratar todos os membros da família, de modo a eliminar completamente a infestação. As pessoas com mais probabilidades de contrair oxiúros são aquelas que dormem no mesmo quarto que a criança.

lavar-manos_21006121

AUTO-CONTÁGIO
Se já localizou as lombrigas e está a tentar eliminá-las, é muito importante que tome algumas precauções de modo a evitar que a criança se contagie de novo a si mesma.

> A criança deve lavar semper bem como mãos depois de ir à casa de banho.

Mantenha sempre as suas unhas bem cortadas e limpe-as com uma escovinha, de forma a eliminar ovos que poderão ainda estar debaixo delas.

> Esteja atenta para que não chuche no dedo.

> Não deixe que lamba objetos apanhados do chão.

lavar-ropa-bebe_529502878

> Lave a sua roupa interior na máquina, a 60º-90ºC, tal como a de toda a familia, utilizando um produto desinfetante.

> Como precuação, durante a noite, quando a comichão é mais intensa, ponha-lhe umas luvas para evitar que os ovos fiquem metidos nas unhas.


X BEM-ESTAR X

Partiu um dente de leite…

O dente do bebé partiu-se devido a um golpe ou uma queda grave? O que deve fazer?

dientes - risa_58968031

Quando um dente de leite se parte, porque o bebé caiu mal ou devido a uma pancada na boca, isto pode não só criar um problema estético, mas também dificuldades para mastigar e mexer a mandíbula.

+ Ler mais

O QUE DEVE SER LEVADO EM CONSIDERAÇÃO?
Quando se dá uma fratura num dente temporário por causa de uma queda ou uma pancada, há vários aspetos a ter em conta:

> Que, devido à fratura, a polpa dentária ou nervo não fiquem expostos.

> Que o dente não fique a abanar demasiado.

> Que não haja mudança de cor.

dientes_152250293

O QUE FAZER SE SE PARTIU?
Terá de intervir rapidamente, metendo o fragmento (ou dente inteiro, se for o caso) num frasco com leite e ir de imediato ao dentista: 

> Se é só um fragmento, é provável que possa ser colado.

> Se o dente se partiu em vários pedaços, terá de ser reconstruído com um material específico.

> Se o dente caiu, tem de consultar o dentista.

dientes_165826223

PORQUE É QUE SÃO TÃO IMPORTANTES?
> Os dentes de leite servem para que a criança possa mastigar
os alimentos até chegar aos 11-12 anos, idade em que são completamente sustituídos pela dentição definitiva. É muito importante que os dentes de leite permaneçam no seu lugar durante todo o tempo previsto, para que os permanentes cresçam na posição correta. Por isso, caso algum se parta, é fundamental consultar o odontologista. Ele poderá determinar o que fazer em relação à cavidade da peça para evitar que os dentes permanentes saiam de forma incorrecta.

———————————–

OBRIGADO POR NOS LER
Receberá o próximo número de
revista no próximo mês

———————————–

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.